CONTROLE DE PORTARIA
O porteiro, além de passar a primeira boa impressão os visitantes, tem a função principal de contribuir para a segurança do edifício ou condomínio . É o responsável pelo monitoramento do controle de acesso de pessoas, mercadorias e veículos. Trata-se de um funcionário uniformizado, treinado e habilitado para exercer as diversas atividades relacionadas á recepção.
QUALIDADES FUNDAMENTAIS DE UM BOM PORTEIRO
> ATENÇÃO: qualquer descuido pode facilitar a invasão do condomínio.
> RESPONSABILIDADE: a segurança dos moradores e demais funcionários dependem diretamente de sua atuação.
> PONTUALIDADE: o respeito ao colega de trabalho começa com o respeito aos horários.
> AUTO CONTROLE: atuar com profissionalismo é não perder a calma e a razão.
> AUTO CONFIANÇA: geralmente o trabalho do porteiro é solitário. Na maioria das vezes terá que tomar decisões sozinho. Mas nada impede que na dúvida, o porteiro peça orientação a seu superior hierárquico
> RELACIONAMENTO HUMANO: lidar com pessoas de diferentes níveis sociais e intelectuais.
FUNÇÕES E ATRIBUIÇÕES DOS PROFISSIONAIS DE PORTARIA
Controle de acesso de visitantes
> O porteiro deve interfonar para a unidade indicada. Assim, o morador pode autorizar a entrada do visitante.
> Por questões de segurança, o porteiro deve manter-se dentro da portaria e usar o porteiro eletrônico para se comunicar com o visitante que esteja do lado de fora. Mesmo que seja chamado, não deve sair da guarita.
> Caso haja dúvida sobre quem é o visitante, é conveniente que o porteiro solicite que o morador venha identificar visualmente o visitante.
> Durante esse período, o estranho deve esperar do lado de fora do condomínio.
> Não se deve colaborar com a entrada de visitantes regulares sem antes checar a autorização do morador.
Recebimento de encomendas
Nos casos de entrega de comida o profissional interfona para o morador vir retirar seu pedido na portaria, evitando a entrada de estranhos no condomínio.
> Se a entrega for dos Correios, como pacotes, por exemplo, alguém da unidade é chamado para retirar o pacote e assinar o recibo. Caso não haja ninguém na unidade, o porteiro pode receber o volume.
> Também nesse caso o entregador não adentra o condomínio.
> Em alguns casos, ao final do turno, o profissional entrega os recebidos nas unidades – mas isso depende do regimento interno de cada local.
Prestadores de serviço/Concessionárias
> Só deixar entrar funcionários de empresas (como TV a cabo ou internet, por exemplo), após se certificar que houve pedido por parte dos moradores. Caso haja dúvida, o porteiro deve recorrer ao zelador.
> Após tirar essa dúvida, pode-se ligar para a empresa para saber se a pessoa que está se apresentando no condomínio é realmente funcionário credenciado.
> Quando o interessado em entrar no condomínio se disser funcionário de concessionária (empresa de água, luz, gás) pode-se ligar para a administradora, também. A empresa pode colaborar dizendo se realmente houve algum tipo de pedido de verificação ou de manutenção.
> Da mesma maneira, o porteiro deve fazer a identificação do suposto funcionário com a empresa em questão
> Após ter deixado o profissional entrar, fazer um registro com o nome completo e dados da pessoa.
> Em caso de obras no condomínio, só se deve deixar entrar os funcionários apontados e autorizados pela empresa prestadora de serviços. Caso haja algum tipo de remanejamento, o zelador, o síndico e o porteiro devem ser avisados pela empreiteira.
Relação com os moradores
> O profissional deve manter um relacionamento cordial e simpático com os moradores, evitando a todo custo deixar a portaria desassistida.
> Deve colaborar para o cumprimento do regulamento interno.
> Deve alertar o zelador e o síndico sobre irregularidades ocorridas durante o seu horário de trabalho.
Cotidiano do porteiro
> Estar sempre com o uniforme bem passado, com a barba e o cabelo cortado. Evitar uso de gorro ou tocas ou outro tipo de vestimenta semelhante que cause prejuízo á da estética do uniforme.
> Não manter conversas com demais funcionários na portaria ou em áreas comuns por tempo demasiado.
> Não comentar, fora do local de trabalho, sobre o seu cotidiano no condomínio.
> Manter portões e demais acessos ao condomínio fechados em horários de recolhimento de lixo e limpeza das ruas.